REALISMO – NATURALISMO EM PORTUGAL
Na aula de hoje falaremos sobre o Realismo português. Mas paracomeçarmos é importante que você saiba o que é realismo.
Veja: REAL (do Latim res) = fatoREAL+ISMO = REALISMO ISMO = crença, doutrina
Assim,
Realismo
é a doutrina do fato, é o movimento literáriopautado na realidade. O Realismo é considerado a estética de reaçãoaos ideais românticos, principalmente contrária ao seu idealismo esubjetivismo exagerados. Como pregava um de seus principais autores:
“... a tendência agora é manter-se dentro do campo dos fatos e denada mais do que fatos”.
Gustave FlaubertComo fizemos com o Romantismo, é preciso diferenciarmos oRealismo enquanto escola literáriada atitude realista. A atitude realista,entendida como a tentativa do artista em reproduzir o fato de maneiraobjetiva, sempre existiu em maior ou menor intensidade e sempreexistirá. O que nos interessa neste curso é o Realismo com letramaiúscula, o Realismo enquanto estética literária.
I - CONTEXTO HISTÓRICO
Veja a próxima imagem:
“As fábricas na sociedade européia” A Revolução Industrial, iniciada no século anterior, entra numa segunda fase,marcada pelo crescente aumento das fábricas e da mão-de-obra assalariada, doproletariado. É o período da utilização do petróleo, da eletricidade, do aço, daconstrução das estradas de ferro, da invenção do telégrafo, entre outrastransformações. É o início da estruturação do capitalismo.
O Realismo também reflete uma série de doutrinas filosóficas queeram muito difundidas na época. Entre elas, destacam-se,cronologicamente, o
Positivismo
de Augusto Comte, que rejeitavainterpretações metafísicas da vida e defendia o pensamento científico; o
Socialismo
de Marx, através de seu Manifesto Comunista e o
Evolucionismo
de Charles Darwim, através da teoria da origem dasespécies que punha em cheque as verdades pregadas pela igreja.
De acordo com os estudiosos, o marco inicial do Realismo naliteratura universal é a publicação de
Madame Bovary de GustaveFlaubert.
A grande característica do Realismo, como o próprio nome jásugere, era a preocupação com a realidade, com a expressão daverdade, mesmo que essa não fosse a desejada, mas também secaracterizava por muitos outros aspectos.
II – CARACTERÍSTICAS
Veja as principais características do Realismo:
* OBJETIVISMO
– Preocupado principalmente com a verdade, o autorrealista devia manter-se distante dos fatos narrados, buscando omáximo de imparcialidade e impessoalismo.
* UNIVERSALISMO
– Ao contrário do subjetivismo e individualismo daestética romântica, o Realismo buscava o que era universal. O“eu” neste período cede lugar ao“não-eu”.
* PERSONAGENS ESFÉRICAS
– Também ao do Romantismo, oRealismo apresentava personagens mais complexas e dinâmicas, poisevoluíam psicologicamente ao longo da narrativa. Lembre-se de que noRomantismo quase todas as personagens eram lineares, ou seja, eramprevisíveis, construídas a partir de um aspecto, ou eram os heróis oueram os vilões.
* CONTEMPORANEIDADE
– O que interessa ao autor realista é otempo presente, o hoje. Daí a freqüente crítica social, procurandodesmascarar a imoralidade da igreja e da burguesia da época.
* DETALHISMO
– As personagens e os locais são descritosdetalhadamente pelo autor que buscava um retrato mais fiel darealidade.O Realismo apresentou uma outra vertente, que representava aintensificação de algumas de suas características. É o chamado Naturalismo, em encontramos o Realismo levado ao extremo, principalmente no que diz respeito ao cientificismo da época e ao determinismo. Embora dependentes, Realismo e Naturalismo, apresentam algumas diferenças:
DIFERENÇAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO
ü REALISMO
- Forte influência da literatura de Gustave Flaubert (França).
- Romance documental, apoiado na observação e na análise.
- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais é feita “de dentro para fora”, por meio de análise psicológica capaz de abranger sua complexidade, utilizando a ironia, que sugere e aponta, em vez de afirmar.
- Volta-se para a psicologia, centrando-se mais no indivíduo.
- As obras retratam e criticam as classes dominantes, a alta burguesia urbana e, normalmente, os personagens pertencem a esta classe social.
- O tratamento imparcial e objetivo dos temas garante ao leitor um espaço de interpretação, de elaboração de suas próprias conclusões a respeito das obras.
ü Naturalismo
- Forte influência da literatura de Émile Zola (França).
- Romance experimental, apoiado na experimentação e observação científica.
- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre “de fora para dentro”, os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento.
- Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social.
- As obras retratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas.
- o tratamento dos temas com base em uma visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literariamente os textos.
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