sábado, 15 de março de 2014

O lugar onde vivo



Tenho muito a falar do lugar onde vivo, neste espaço vou falar um pouco do meu Sertão que tanto orgulho me traz. Terra essa de pessoas hospitaleiras e humildes, situado na região dos Inhamuns no sertão do Ceará, lugar admirado e reconhecido por toda região como a cidade da alegria, por suas festas tradicionais e grandes manifestações culturais, lugar que fez brotar personagens que brilharam e se destacaram na pátria nacional como Brigadeiro Antônio Sampaio. Barragem Pedra e Cal, Serrote Bico D’arara e Feiticeiro, serras, rios são exemplos que embelezam nossa paisagem com encantos e belezas naturais.
Lugar de gente batalhadora, como minha mãe que acorda diariamente entre as duas e quatro horas da manhã para conseguir o nosso sustento, ela é só um exemplo das inúmeras pessoas que fazem isso todos os dias, mas nunca perdem a persistência e o orgulho de morar neste chão tão abençoado!
Terra de agricultor, que alimenta o Brasil com a força de sua enxada.
No meu lugar “vejo de longe o esbelto Feiticeiro majestoso e prazenteiro apontando o céu de anil. Tamboril, terra bendita nesse chão do meu Brasil”. Assim, exalta o hino do meu município. Protegido e abençoado por Deus e por nosso padroeiro Santo Anastácio, a quem diga que também é por finada Maria das Dores, martíria que se tornou símbolo da religiosidade de nosso povo.
Orgulho-me de ser desse lugar, sou de Tamboril e não tenho vergonha de falar, sou Juliana Azevedo, dezesseis anos e tenho orgulho de nessa terra habitar.


Francisca Juliana de Sousa Melo, é aluna do 2º ano do curso de Desenho da Construção Civil (2012).
Professor: Francisco Andreazo Lopes Lima
Escola: EEEP Antônio Mota Filho. Tamboril – Ce.


(Texto finalista da Escola para Olimpíada de Língua Portuguesa.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário